sábado, 9 de novembro de 2013

Carta (1)

     O dia em que nos encontramos? Não sei bem ao certo... Foram tantos encontros! E estou certa que a minha vida não seria a mesma sem você! Você sempre levou em conta minha vida, minha história, meu eu. Escutou tudo o que eu tinha para dizer sem me interromper. Me entendeu e me aceitou com todos os meus defeitos. Como você é incrível!
     Por sua causa minha vida tem mudado a cada dia, sempre para melhor! Eu quero ser alguém melhor, você me ensina isso com seu cuidado e atenção comigo. Como alguém poderia me amar tanto? E eu também te amo tanto... Com tudo que há em mim! E por favor, nunca desista de ser meu amigo, eu sei que às vezes não sou a melhor pessoa do mundo... Mas você é meu melhor amigo, e isso muda tudo à minha volta!
     Todas as coisas que você me pediu para fazer até hoje só me trouxeram benefícios. Às vezes fui até teimosa, relutando até onde poderia para continuar nas minhas vontades. A sua vontade sempre foi melhor, ela é perfeita e como agrada! Então, não quero que as minhas vontades vençam, certo? Nunca me abandone, eu dependo de você para tudo! Eu te amo, Deus!

Carola Guimarães

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Silêncio

Um silêncio mudo, as palavras já se foram.
Já não são necessárias palavras.
Abraço, um abraço incomum.
Assim como se a sua dor pudesse diminuir,
Mas isso é impossível, jeito nenhum.
Há pessoas que não são apenas simples pessoas.
Deixam de ser personagens do nosso dia-a-dia,
Assim, um professor além da medida,
De admiração já tão crescida.
Sempre estive aqui, estarei sempre
Em orações constantes,
Sei, são difíceis instantes.
No Pai o melhor consolo, incessante!
Enfim, algumas palavras:
- Conte comigo!
- Você sabe que eu conto!

Carola Guimarães

* Pela dor de um professor que eu tanto admiro. Sinto tanto, as palavras se foram. Oro para que Deus seja o seu conforto em todo tempo, uma nova luta começa a cada manhã.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Em Obras

Ler ao som de: Rede A - Uma Canção < http://www.youtube.com/watch?v=jtchS88jpiM >


Trabalhe aqui, o lugar está bagunçado.
Faça o barulho que quiser,
O que quiser, mude de lado.
Que nada fique igual.
Quebre as vigas, refaça em Ti.
Não quero nada de mim.
Apaixonar?
Não pela casca, não pelas paredes,
Quero paixão por Ti.
És minha paixão,
Meu sentido, direção,
Minha transformação.
Muda-me, desde agora!
E se alguém encontrar a minha porta fechada
Não me leve a mal, é que estou em obras.

Carola Guimarães

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Agradecimentos - Monografia

Como já dizia Camelo: “É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê”. Hoje, vivo uma realidade que parece um sonho, mas foi preciso muito esforço, determinação, paciência e perseverança para chegar até aqui, mesmo sabendo que ainda não cheguei ao fim da estrada, mas há ainda uma longa jornada pela frente. Eu jamais chegaria até aqui sozinha. Minha terna gratidão a todos aqueles que colaboraram para que este sonho pudesse ser concretizado.
Grata a Deus pelo dom da vida, pelo seu amor infinito, sem Ele nada sou. Mesmo sem merecer, Deus tem me presenteado todos os dias, esta especialização foi um presente incrível! Ele também colocou pessoas maravilhosas da minha vida. Agradeço aos meus pais, Carlos e Catherine, meus maiores exemplos. Obrigada por cada incentivo e orientação, pelas orações em meu favor, pela preocupação para que estivesse sempre andando pelo caminho correto. Obrigada por estarem ao meu lado sempre! Porque vocês sempre me apoiaram para que eu não desistisse de caminhar nunca, ainda que em passos lentos, é preciso caminhar para chegar a algum lugar.
Aos meus irmãos, Marcos e Carlos Eduardo, pelo incentivo, ainda que a distância, obrigada pelas suas orações e pelas palavras de ânimo. À minha irmã Ana Paula, na nossa convivência diária, sempre ao meu lado, lutando junto comigo para tudo o que fosse preciso, esses anos de especialização não seriam o mesmo sem você ao meu lado. Muito obrigada meus queridos irmãos por todo amor e carinho, eu amo vocês! Família: vocês são essenciais para a minha vida!
A minha avó, primos e tios que tanto torceram para que este dia chegasse. Agradeço em especial a minha prima Fabiane por toda ajuda nestes meses de curso. Por me ajudar a me organizar em vários sentidos do meu curso, amo você!
Ao meu namorado, Thiago Xavier, por todo amor, carinho e paciência que tem me dedicado, por estar sempre orando por mim, sempre me apoiando nas minhas decisões e também por ser tão compreensivo. Estando sempre ao meu lado, apesar das distâncias, seu apoio foi muito importante para a conclusão desta etapa.
Ao professor Clóvis, por todo apoio e atenção durante o curso e em especial ao professor Daniel Oliveira que, com muita paciência e atenção, dedicou do seu tempo para me orientar neste trabalho, além disso, tanto tem me inspirado para que eu me torne uma profissional melhor a cada dia. Caro Professor Daniel, seus ensinamentos tem ultrapassado os limites do profissional: conduta, caráter e exemplo. Neste curso eu aprendi muito mais que ser uma endodontista, e o senhor é um dos grandes responsáveis disso. Não tenho palavras para descrever a minha gratidão!

 Aos meus colegas de classe, em especial a minha dupla Mariana Araújo, pois pude encontrar em você uma verdadeira irmã e ter cada vez mais convicção da bondade de Deus, pois ter você como dupla durante esses meses foi incrível! Obrigada por todo carinho, paciência e pelos momentos em que tanto aprendemos juntas. Você é um presente de Deus!
Aos meus amigos Raphael Wendel, Caroline, Matheus, Filipe, Carlos Henrique, Thaís, Vinícius e em especial Camila e Leidiane. Obrigada, meus amigos, por todo apoio e cumplicidade. Porque mesmo quando distantes, estavam presentes em minha vida. Camila e Ane, há anos já ultrapassaram os limites de amizade, somos família! Essa conquista eu compartilho com vocês com muita alegria, pois vocês participaram tão de perto de cada coisa que tenho vivido, vocês são parte dessa vitória!
Agradeço aos meus Pastores Fred e Nicolle por todas as orações, direcionamentos, palavras de incentivo, por todos os momentos que estiveram ao meu lado! Agradeço muito a Deus pela vida de vocês!
Obrigada a todos que, mesmo não estando citados aqui, tanto contribuíram para a conclusão desta etapa e para a Ana Carolina que sou hoje.

“Que todo o meu ser louve ao Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!”
Salmos 103:2.

domingo, 13 de outubro de 2013

1530

      A cada instante passado e vivido só aumenta a minha convicção dos nossos sonhos e planos. É quando paro para pensar e vejo o quanto que já vivemos até aqui, e bem sabemos, não tem sido fácil. Cada distância, cada viagem, cada pedaço de semana, despedidas. Sonho com o dia em que as despedidas serão curtas: "até o almoço", "até a hora do jantar", "até já" e só. Nada de fins de semana sem você.
      Aprendi a ver o amor em gestos tão simples... Obrigada por me ensinar que o amor pode ser mais lindo a cada dia, mais compreensivo e quem sabe até um pouco sonolento e alérgico. Que genes, heim?! E assim somamos, misturados, um só. Quase de dar nó, misturamos nossas identidades e celulares, às vezes perdemos às chaves... Mas para quê chaves? Estaremos ligados para sempre...
      Como é bom, me calma, me melhora, me anima, como é doce, às vezes até um pouco engordante... Não existe dieta para esse nosso amor! Como eu amo você Thiago José Xavier da Costa Pereira!

~ 1530 dias ao seu lado.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Globo de Glitter

Chacoalhar, movimentar, mexer,
Aumentar a ponto de não mais caber,
Indo longe para não mais voltar
A um caminho bom, justo, certo,
Temos uma luz para brilhar.
Arregaçar as mangas,
Há trabalho a fazer.
Não há tempo para pausas,
É preciso correr.
Trem bala, embalo mil-por-um,
Segure em minha mão,
Sempre cabe mais um.


~ Às vezes as pessoas são como um globo de Glitter, é preciso dar uma chacoalhada pra elas lembrarem que podem brilhar. (:

Carola Guimarães

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Treinamento

Tenho tanto ainda pra mudar e amadurecer,
Ainda muito para aprender, treinar e crescer.
Muitos desertos a cruzar,
Algumas pedras vou encontrar.
Estou disposta, rendida!
Toma a minha vida!
Corta tudo o que não precisa,
Molda o meu caráter, meu gênio...
Disponho-me ao seu tratamento,
Cuida-me, guia-me, molda-me...
Desfaz meu eu e meu ego,
E assim refaz em novo elo.
Um toque Seu, um momento,
Mais profundo, mais intenso.
E por favor, Pai
Nunca desista de mim!
Ainda que eu caia ou pare
Mesmo retroceda, não me deixa!
Vou chegar ao meu alvo
Por mais impossível que pareça.
Obrigada por esse tão grande amor!

Carola Guimarães

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

EmTratamento


     Qual o primeiro passo para você saber que está doente? Bom, na odontologia, uma cárie nem sempre é visível clinicamente, mas basta uma radiografia... E pimba! Lá está ela! Sem dor, sem alteração aparente na cor nem estrutura... Mas coloca a broca pra você vê o estrago que já foi feito... E a solução agora é fazer um tratamento endodôntico.
     Quantas vezes nossa alma também precisa fazer um exame clínico ou uma radiografia? Às vezes os sintomas já estão bem evidentes, você nunca vai esquecer uma pulpite sintomática! E a nossa alma por vezes grita por socorro, por atenção e cuidado.
     Tenho sido levada ao meu check-up da alma, e pra ser sincera, as coisas não estão indo às mil maravilhas. E logo que percebo os sinais e sintomas vou diagnosticando cada patologia, o meu tratamento é pra ontem!
     Assim vou mudando meus maus hábitos, vou aprimorando os bons. Uma dose de leitura a cada manhã, outra para a noite. Sessões de diálogos Paternais? Várias! O dia é longo! Vou conseguir, eu sei. Antes uma terapia endodôntica radical que uma exodontia.

Carola Guimarães

* "Estou em obras, essa morada um dia será perfeição."  (Marcos Almeida e Jhonny Gonçalves)
* Inspirada no último GA, por Tetê Tenório ((:

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mergulho


Volto a mergulhar no meu universo de palavras,
A unir versos, palavras, sentimentos, pensamentos, minhas palavras.
Fechar os olhos em um banho morno,
Sentir a água escorrer pelos meus cabelos...
O som parece próximo e distante... Desligo!
Desligo meu eu e já não posso percebê-lo...
Sinto ele fugir... Já não consta mais aqui.
Ah.. Eu deixo você fugir...
Deixo esse universo me invadir!
Deixo vir as palavras, os sonhos,
Os pensamentos mais loucos!
Eles estão girando aqui,
Moram, divertem-se dentro de mim.
Abro a caixa, deixo sair essas palavras...
Elas vem de longe... Elas dançam!
Desligo o chuveiro,
Abro os olhos, aterrissei.

Carola Guimarães

Mandamento



    Minha vocação tem mudado. Tenho me sentido completamente estranha. E fico me perguntando no que eu tenho me transformado. E é justamente por não me preocupar que eu me preocupo, por não ligar, pelo "tanto faz"... Pelo esquecimento de coisas "importantes", pelas seleções, pelas prioridades. Olho pra mim e vejo a pessoas que relatei nos meus versos desagradáveis.
     Eu tenho me tornado minha própria prioridade e isso é horrível. Você vem?! Então bem... Não vem?! Ok... Mudei os meus discursos e já não sei se faço tanta questão disso ou daquilo. Sinto-me péssima, não pela ausência, mas quando me dou conta que não sinto mais a falta.
     Quando me deparo com a necessidade de fazer uma lista para lembrar "alguéns" percebo o meu egoísmo, o meu desleixo com o amor ao próximo. Não quero, não posso ser assim! Não quero ter tempo para ressentimentos, não quero ter sentimentos que envenenam a minha essência de santidade cristã!
     Certa vez um mestre da lei perguntou a Jesus qual era o maior mandamento da lei, então, com muita sabedoria Ele lhe respondeu: "Ame ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças, este é o maior mandamento! O segundo, semelhante a este é: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes". (Marcos 12:28-31)
     Tenho apenas dois mandamentos e como posso descumpri-los? Senhor, meu Deus, ajuda-me! Que a cada dia eu possa amar mais às pessoas que estão a minha volta...

Carola Guimarães

sábado, 22 de junho de 2013

O futuro já começou

O bom é saber que podemos recomeçar,
Que tem sempre um novo ponto de partida.
Daqui, partimos para nosso futuro, juntos!
Não quero escrever outra história,
Quero essa história, a nossa história!
Não será um tempo fácil, não.
Nossas alianças firmadas então
Promete que segura a minha mão?
Hoje, uma lista no nosso dropbox,
Amanhã, uma rotina que se não desfaz...
E é apenas o começo...
Nosso futuro já começou!

Carola Guimarães


sábado, 8 de junho de 2013

     O momento em que você lembra dos testes vocacionais feitos na adolescência... Primeira, segunda, terceira opção... O que você escolheu para fazer? Até aí tudo bem... Tudo é lindo e tem flores. Mas tem uns dias de crise existencial. Enlouqueci no quinto período, pulei de fase e aperfeiçoei a loucura. Agora já sou quase uma especialista nisso, mas tem aquele momento que dá vontade de jogar tudo pro alto e começar novamente... Olho mil artigos, leio, releio, destaco, rabisco, abro parênteses, os fecho, traço setas, metas. Onde está minha bússola? Acho que a quebrei no meio do caminho... Ela já não responde mais aos meus giros e posicionamentos... Talvez eu já esteja falando em inglês... Maybe! Se eu vou encontrar o caminho? De um jeito ou de outro eu sempre encontro...

Alguém me presenteia com um GPS?

Carola Guimarães

*Monografando!


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sonhos

     Quantas vezes já lhe aconteceu de sonhar a mesma coisa várias vezes? Parece uma coisa difícil de acontecer, né? E às vezes acontece quando estamos dormindo e na melhor parte do sonho: pi-pi-pi... O alarme-despertador toca, e quem disse que você consegue retornar aquele sonho envolvente? Como descobrir qual o final dele? Geralmente, quando isso me acontece eu ainda passo alguns minutos pensando como poderia ter sido o final daquele sonho, raramente retorno a ele, então só imagino mesmo.
     É sempre um mistério quando tentamos desvendar os nossos sonhos... Sonhamos com coisas que queremos muito, com coisas que temos medo, com pessoas que temos saudades, com fatos qualquer ou uma loucura sem pé nem cabeça! Por vezes, Deus usa nossos sonhos para falar conosco, ele fez isso várias vezes na bíblia, inclusive, na história de José, uma das minhas favoritas, que era um grande sonhador!
     Nos últimos dias tenho tido sonhos constantes, sonhando de olhos abertos, pego-me pensando, planejando, imaginando as mesmas coisas... Você já quis manter o mundo inteiro preso ao seu abraço?
     E a minha oração torna-se constante: "Senhor, quero sonhar os Teus sonhos..." Pi-pi-pi-pi...

Carola Guimarães

terça-feira, 23 de abril de 2013

Antes de dormir


Profilaxia com a escova dental,
Medicamentos de controle:
Comprimido e spray nasal.
Bíblia, minha leitura habitual.
Diálogo noturno Paternal.
Luzes já apagadas,
Olhos fechados,
Amém.

Carola Guimarães

* Tempo frio tão bom de dormir...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sem palavras

Não quero rótulos.
Quero o conteúdo.
Quero com tudo!
Não quero usar meras palavras,
Quero usar atitude que convence.
Talvez convencer a mim mesma...
Preciso fazer o meu trabalho,
Se preciso, vou usar palavras.

Carola Guimarães

* E urgentemente preciso ir à Escola de Treinamento.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Transformação ~ < Start! >

Que a minha ira seja start para transformação.
Deus, me ajuda? Sozinha é difícil...
Quero caminhar apenas na tua direção,
Será que alcanço a Tua perfeição?
Como é possível alguém tão perfeito
Amar alguém como eu: pequena,
Complicada, cheia de defeitos...
Não quero ser a mesma sempre
Quero mudar, não fico contente.
Quero ser melhor a cada dia,
Quero ter o amor que contagia,
Amar mesmo os mentirosos,
Sem amar a mentira.
Deus, me ajuda?
Prometo, quero apenas uma coisa,
Quero melhorar a cada dia...

Carola Guimarães